Módulo 2.5 – Hydro

Hydro (Levantamento de Requisitos)

(Estimação empírica de velocidade de fluxo hidrodinâmico em estuários) 

Dados hidromorfológicos para muitos estuários em todo o mundo são escassos e geralmente limitados à amplitude das marés na costa (offshore) e imagens de satélite. Em muitos projetos, são necessárias informações sobre a morfologia e a área intermaré para avaliar os efeitos das intervenções humanas e do aumento do nível do mar na distribuição natural da profundidade e na mudança de habitats.

 A área de habitat depende do padrão espacial da área de intermaré, tempo de inundação, velocidades de pico de fluxo e salinidade. Embora os modelos numéricos possam reproduzir esses padrões espaciais razoavelmente bem, sua necessidade de dados e custos computacionais são altos e, para cada caso, um novo modelo deve ser desenvolvido. Aqui, propõe-se integrar na plataforma web CASSIE-CoRe ® a ferramenta desenvolvida em JavaScript, por Leuven et al. (2018,<https://doi.org/10.3390/rs10121915>) que inclui um conjunto abrangente de relações que prevê a hidrodinâmica, a morfologia e os padrões do canal e bancos de forma online em alguns segundos. As previsões são baseadas em uma combinação de relações empíricas derivadas de estuários naturais, incluindo um novo preditor para distribuições de profundidade de seção transversal, que é dependente do perfil de largura ao longo do canal (Leuven et al., 2018,). 

A velocidade do fluxo, uma importante característica do habitat, é calculada com uma correlação entre a profundidade abaixo do nível da água e a velocidade máxima do fluxo das marés, que deve ser baseada em modelagem numérica espacial (Leuven et al., 2018). A ferramenta vai requer apenas um perfil de largura ao longo do canal e amplitude de maré, tornando-a útil para avaliações rápidas, quando apenas imagens de satélite estão disponíveis (Leuven et al., 2018).