Estudos de Caso
Área de testes e aplicação dos algoritmos
Para efeito de validação da solução proposta, o presente projeto fará aquisição de dados primários (linha de costa, topografia intermaré, batimetria, entre outros) na Baía da Babitonga e Imbituba (Figura 1), no litoral norte do Estado de Santa Catarina. Esta região apresenta um complexo estuarino com diferentes usos, bem como uma boa base de dados para validar os sistemas aqui propostos.
Figura 1. Regiões de estudos dentro do Brasil. a) Praia do Amor, Maranhão, Brasil; b)Baía da Babitonga, Santa Catarina, Brasil; c)Imbituba, Santa Catarina, Brasil (Fonte: Google Earth, 2023).
Estão sendo adicionadas bases de dados primários de outras regiões do Brasil como a Praia do Amor no litoral oeste de São Luiz no Maranhão (Figura 1).
Ademais serão utilizados dados da região costeira dos Estados Unidos, Duck (Figura 2), da Austrália, Gold Coast (Figura 3) e da Espanha, Santo Ander (Figura 4); provida pelos colaboradores estrangeiros do projeto. Além de dados da região de Tauranga, Nova Zelândia (Figura 5), onde dados de treino estão sendo coletados para a composição do módulo 3 interdital.
Figura 2. Área de estudo localizada na região Leste dos Estados Unidos, em Duck, Carolina do Norte (Fonte: Google Earth, 2023).
Figura 3. Área de estudo em Gold Coast, Austrália (Fonte: Google Earth, 2023).
Figura 4. Área de estudo localizada na região Norte da Espanha, em Santo Ander, Cantabria (Fonte: Google Earth, 2023).
Figura 5. Área de estudo localizada na região Norte da Nova Zelândia, em Tauranga (Fonte: Google Earth, 2023).