Módulo 2.3 – Shoreline – S

Shoreline – S (Levantamento de  Requisitos)

(Previsão da linha de costa a multi-escalas temporais utilizando modelo de complexidade reduzida)

Com as intervenções humanas em larga escala e as mudanças climáticas se desenrolando como estão agora, as mudanças na morfologia costeiras, em escalas de décadas não se limitam a modificações incrementais de sistemas que são fixos em sua geometria geral, mas muitas vezes, mostram mudanças significativas no layout que podem ser catastróficas para as populações que vivem em áreas previamente seguras. Isso representa grandes desafios que são difíceis de enfrentar para os modelos numéricos existentes. Desta forma, propõe se neste projeto, transcrever e incorporar na plataforma web CASSIE-CoRe®, o código do modelo [Shoreline-S] (Roelvink et al. 2020, <https://doi.org/10.3389/fmars.2020.00535>), que é um novo modelo de linha costeira de complexidade reduzida, capaz de descrever grandes transformações costeiras com base em princípios relativamente simples como o gradiente de transporte de sedimentos ao longo da costa como resultado da curvatura da linha de costa, ou devido ao ângulo de incidência das ondas, assim como considerando processos como a separação ou união de barreiras arenosas ao longo da costa ou até o bloqueio na deriva litoral devido à presença de estruturas duras. Partes ou estruturas rochosas, que podem bloquear a energia das ondas e/ou o transporte de sedimentos ao longo da costa, podem ser integradas na simulação, tornando possível a aplicação deste modelo a um grande conjunto de possibilidades de ambientes costeiros (Figura 1).

 Além disso, o modelo possui a capacidade de representar diversos comportamentos morfodinâmicos incluindo ondulações da linha de costa e formação de esporões, ilhas migratórias, fusão de formas costeiras, salientes e tombolos. O modelo [Shoreline-S] é de código aberto, disponível em www.shorelines.nl.

Figura 1. Exemplo da previsão da evolução da linha de costa à escala decadal realizada através da aplicação do modelo Shoreline-S (Roelvink et al.,  2020).