Perguntas Frequentes
Como funciona o CASSIE ?
O CASSIE CoRe® utiliza o Google Earth Engine (GEE), uma plataforma de processamento paralelo em nuvem de dados geoespaciais (Gorelick et al., 2017) . CASSIE se comunica com o GEE por meio de uma API (Application Programming Interface), que permite utilizar os conjuntos de dados e potencial de processamento do GEE.
Quais conjuntos de dados de imagens de satélite estão disponíveis no CASSIE?
Atualmente, o CASSIE permite a análise com dados do Sentinel 2 (MSI) e das coleções Landsat (Landsat 5 TM, Landsat 8 OLI/TIRS, lANDSAT 9 OLI-2/TIRS ). Para os Módulo de Batimetria e C-Squeeze são utilizadas as imagens de refletância da superfície (SR), já para o módulo de Linha de Costa [Shoreline] são utilizadas as imagens de topo da atmosfera (TOA).
Como faço para acessar o CASSIE?
CASSIE está disponível como uma ferramenta de código aberto, disponível neste link. O usuário necessita de uma conta Google cadastrada (e aprovada) na plataforma Google Earth Engine plataform. O código CASSIE está disponível no GitLab.
Quando faço login com minha Conta do Google a página carrega indefinidamente, o que fazer?
Para acessar e utilizar o CASSIE, a conta do usuário deverá estar cadastrada na plataforma Google Earth Engine (GEE). A inscrição pode ser feita através deste link. Uma vez confirmado o cadastro, o usuário poderá acessar e fazer login no CASSIE com sua conta Google.
Minha conta está cadastrada no Google Earth Engine, mas ainda não consigo acessar a ferramenta?
O registo na plataforma Google Earth Engine é encerrado mediante confirmação recebida por email. Em alguns casos, o e-mail de confirmação é recebido instantaneamente após a realização do cadastro. No entanto, a confirmação nem sempre é instantânea e pode levar um tempo sobre o qual a equipe CASSIE não tem controle. Caso o usuário tenha feito o cadastro e ainda não tenha recebido o e-mail de confirmação, e considere que o tempo de espera é muito longo, o usuário deverá entrar em contato com a equipe do Google Earth Engine.
Caso o usuário esteja encontrando o erro abaixo, mesmo após a confirmação, é recomendado limpar os cookies e storage do navegador. Para isso, utilize a ferramenta do desenvolvedor no seu browser (atalho na tecla F12 do teclado), na aba de Application irá encontrar as opções de cookies, local e session storage a serem limpas e atualizadas. Ao fazer isso, retorne a aba de registro do GEE clicando no “signup form“.
![]() |
![]() |
Erro encontrado ao utilizar a ferramenta |
Registro novamente depois da limpeza de cookies |
Para mais informações leia o Manual de Uso da Plataforma: https://docs.google.com/document/d/14vhAejtHfufRwTacR3d6N21xkv57urnOF57jkwkPuO4.